-
Arquitetos: MATTERIA
- Área: 335 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Antonio Mauricio
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Barra Mobili, Barra Vidros, Cabiúna, Lacca, Marcenarte, Novo ambiente, Way Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa CT foi projetada para atender às necessidades de uma família composta por um casal e seus três filhos, no Rio de Janeiro. Localizada em um terreno de 15m de largura por 41m de comprimento, com orientação Leste-Oeste, a casa divide-se em dois pavimentos e mais de 300m² construídos. Na ausência de um entorno ou terreno condicionante, o desenho é guiado pelas restrições impostas por normas locais e pelas necessidades programáticas apresentadas.
Seguindo a morfologia longitudinal do terreno, a residência se apresenta como um imponente volume junto à rua, se abrindo gradativamente em direção aos fundos do lote. O gesto permite potencializar o vazio do jardim do vizinho e garantir maior amplitude e iluminação ao espaço externo da casa. A casa se desdobra em dois pavimentos - separando áreas comuns e de apoio das áreas íntimas. Sua volumetria distingue-se pela composição de volumes nos fundos do terreno, com terraços interconectados visualmente, proporcionando espaços externos para contemplação e conexão direta com o paisagismo que envolve a residência. Essa solução não apenas permite o auto-sombreamento da geometria, assegurando conforto térmico interno, mas também contribui para a eficiência energética do conjunto.
No térreo, o principal acesso se dá por um eixo sutilmente deslocado para a esquerda, separando áreas comuns de uma sequência de módulos de apoio. No lugar onde a planta é mais profunda, uma claraboia marca o percurso e garante iluminação natural. Aos eixos laterais atribui-se uma função técnica e cenográfica, à medida que aberturas pontuais nas fachadas laterais são alinhadas ao paisagismo, dissolvendo os limites entre interior e exterior.
A sala de estar e jantar representam a integração máxima da casa, exibindo, como uma expressão de intimidade, a elegante estrutura de concreto armado que sustenta o pavimento superior. Clarabóias combinadas com vigas aparentes conferem profundidade e luminosidade às atividades da família, oferecendo uma sutil visibilidade do volume dos quartos a partir das áreas comuns.
Por fim, a sustentabilidade também foi uma preocupação fundamental no desenvolvimento do projeto. Trinta e três painéis de energia solar instalados na cobertura da casa garantem uma economia de aproximadamente 80% do custo energético mensal e águas pluviais são reutilizadas para irrigação do jardim. Adicionalmente, aberturas estrategicamente posicionadas, aliadas aos recuos na geometria da fachada, otimizam o conforto térmico dos ambientes internos e reduzem significativamente o consumo de energia. A Casa CT não apenas atende às necessidades da família, mas visa ser um exemplo na busca por uma arquitetura com menor gasto de energia operacional e na valorização de iluminação e ventilação naturais.